domingo, 29 de abril de 2012

Brian May


Nome: Brian Harold May
Nascimento: 19 de julho de 1947. Local: Hampton, Londres, Inglaterra, Reino Unido
Instrumentos: Guitarra, vocais, piano, teclado, sintetizador

Brian May: O Doutor da Red Special

Brian May e sua mãe
Brian Harold May, filho único de Harold e Ruth May, teve uma vida bem agitada desde o berço. Nascido em 19 de julho de 1947, cresceu em Feltham, Middlesex, perto do aeroporto de Londres (Heathrow); tudo que se relaciona com os céus sempre foi importante para ele. Seu pai, Harold, era operador de rádio em caças durante a Segunda Guerra Mundial e tornou-se projetista do Ministério da Aviação. Pai e filho compartilhavam o fascínio pelo programa de astronomia da BBC The Sky At Night, o que os inspirou a construir juntos um telescópio (que Brian ainda usa). Harold também tocava uquelele e Brian, que começou a aprender a tocar piano com 5 e ukelele com 6, gostava tanto do instrumento que os pais lhe deram uma guitarra acústica de presente quando ele fez 7 anos. Deslumbrado com The Tommy Steele Story, cinebiografia lançada em 1957 do primeiro grande astro do rock inglês, Brian construiu um rádio de galena com a ajuda do pai e começou a comprar discos de Lonnie Donegan, o rei do skiffle (music folk) e dos americanos Connie Francis, Evelry Brothers e Buddy Holly.

Então, May montou um amplificador para sua guitarra acústica e o ligou à “eletrola” do pai (console de madeira com rádio, toca-discos e alto-falante). Adorou o som e pediu os pais uma guitarra elétrica, que negaram, pois disseram que custava muito caro. Como não dava pra comprar, Brian e o pai construíram uma. Em agosto de 1963, quando Brian tinha 16 anos, ele e seu pai Harold começaram a trabalhar em sua guitarra elétrica.

Brian May e sua Red Special
O braço da guitarra é feita de mogno de uma lareira antiga. O corpo é principalmente de carvalho, e o tremolo é feita de um velho gume de faca e duas molas de válvula de motocicleta. As marcas de fricção sobre o braço da guitarra é feita por botões de madrepérola. Usando limas, talhadeiras, canivetes, botões de madrepérola, agulhas de tricô e molas de válvula de motocicleta, eles terminaram a obra em 18 de meses, por volta de outubro de 1963. A guitarra ficou conhecida como Red Special e Brian a toca até hoje. Suas palhetas são moedas de seis centavos.

1984: Staffel Dave, Dilloway Richard, Thompson John, Garnham e Brian May
No começo de 1964, com amigos que incluíam Tim Staffell, Brian formou a banda 1984, que não foi a lugar nenhum por quatro anos. Apesar da preocupação do pai de que ele sacrificaria seu futuro acadêmico pelo rock, May terminou o colegial em 1965, com notas tão boas em matemática e física que o Imperial College de Londres concedeu a ele uma bolsa para estudar física, o que o levou a se especializar em astronomia infravermelha. May e Staffel então começaram a deixar o cabelo crescer e a compor suas próprias canções. Após mais fracassos, desencorajado, Brian abandonou o 1984 em 1968 para se concentrar em seus exames finais para o bacharelato. Naquele verão, a rainha-mãe entregou-lhe o diploma numa cerimônia no Royal Albert Hall.

Smile: Brian May, Tim Staffell e Roger Taylor
Os resultados obtidos por ele eram tão extraordinários que o principal astrônomo da Grã-Bretanha, sir Bernard Lovell, ofereceu a ele um emprego no Observatório Jodrell Bank, mas Brian recusou a oferta e prefiriu iniciar estudos para seu Ph.D. Entretanto, ele e Staffell recomeçaram com a música e com Roger Taylor formaram a banda Smile. Brian tinha algo queimando dentro dele que mostrava que o que ele queria era tocar guitarra.

Naquela época, Staffell apresentou Freddie Mercury a Brian May e Roger Taylor. Morando com Roger, Tim e Brian, Freddie ganhou a simpatia dos companheiros de apartamento. Enquanto isso, o Smile ia de erro em erro. May e Staffell compuseram canções promissoras, mas as fracassadas tentativas de turnês e ao fracasso de suas gravações nos estúdios Trident que levaram ao obscuro lançamento de um compacto nos EUA e um inútil EP no Japão os levaram ao desapontamento e com a saída de Staffell da banda, em 1970, fez com que o Smile acabasse. E com isso, Brian voltou a sua pesquisa para Ph.D., que implicou construir equipamento para observatório em Monte Teid, Tenerife, onde ele e dois professores compartilharam uma cabana de alumínio e estudaram poeira espacial.

Queen
Felizmente, para todos amantes do Queen, ou seja, de boa música, Mercury tomou frente e motivou Brian e Roger a continuarem com a música. Surgiu, então, uma nova banda, com Mercury à frente. Roger, Freddie e Brian adotaram o nome sugerido por Mercury: Queen. Demitiram três baixistas até encontrarem John Deacon em 1971. O Queen como conhecemos estava formado. O resto é história do rock. Durante as gravações do primeiro álbum da banda, Brian, surpreendentemente, não apresentou sua tese no estágio final de edição, o que o fez perder o doutorado (May voltaria a ele trinta anos mais tarde). O fato de não ter concluído o doutorado foi porque Brian teve que escolher entre as duas paixões: a música e a astronomia. Ambas eram inconciliáveis, pois ambas requeriam um grande esforço e energia. Brian decidiu arriscar e escolheu a música e escolheu muito bem! Em 1973 o álbum de estréia foi lançado e aclamado como um dos mais excitantes desenvolvimentos no rock. Foi Brian quem escreveu o primeiro single lançado pelo Queen: Keep Yourself Alive.

Brian é o responsável por muitas das mais famosas músicas do Queen: Now I'm Here, '39, The Prophet’s Song, Tie Your Mother Down, Teo Torriatte (Let Us Cling Together), We Will Rock You, Fat Bottomed Girls, Dragon Attack, Save Me, Flash’s Theme, Las Palabras De Amor (The Words Of Love), Hammer To Fall, Who Wants To Live Forever, I Want It All, Headlong, No-One But You (Only The Good Die Young) e entre muitas outras.

Considerado um dos melhores guitarristas da história, Brian é conhecido mundialmente por sua habilidade em tocar guitarra, compor e cantar e claro, pelo seu grande e lendário cabelo também.

Brian May + Friends: Star Fleet Project
Em 1983, Brian, com Roger, Eddie van Halen, Alan Gratzer, Fred Mandel e Phil Chen, lançou seu primeiro trabalho solo: Star Fleet Project, lançado como Brian May + Friends.

Infelizmente, Freddie faleceu em 1991, o que tocou muito Brian, que segundo entrevistas, pensou até em suicídio, felizmente, a música o fez continuar com o show. O guitarrista se lançou em carreira solo com o álbum Back to The Light e após uma longa e bem sucedida turnê com sua banda, Brian reuniu-se a Roger Taylor e John Deacon para terminar o álbum Made in Heaven, o álbum póstumo do Queen com gravações de Freddie retrabalhadas. Em 1997, No-One But You (Only The Good Die Young), que começou a ser escrita para seu álbum solo, foi transformada na primeira e única música do Queen lançada por apenas Brian, John e Roger. A música homenageia Freddie e a Princesa Diana. Em 1998, Brian lançou Another World, seu último álbum solo.

Em todo esse tempo, Brian desenvolveu um interesse em fazer trilhas sonoras de filme. Isso começou quando o Queen se tornou o primeiro grupo de rock a sonorizar um grande filme, Flash Gordon. Brian, junto ao Queen também formulou músicas para Highlander. Brian também compôs para Pinóquio de Steve Baron em 1996 e criou uma trilha sonora inteira para o filme de arte francês Fúria, em 1999.

Brian e Roger no musical We Will Rock You
Brian também contribuiu para o mundo do teatro, ajudando no desempenho do trabalho de sua esposa Anita Dobson. Ele é um dos responsáveis pelo musical do Queen We Will Rock You, sucesso absoluto de critica e público no Dominion Theatre de Londres desde de sua abertura em maio de 2002.

Roger, Brian, The Eurythmics, Peter Gabriel e Mandela
Brian também é notável por manter contínuo compromisso contínuo de consciência com a AIDs e conduziu o Queen a se tornar uma força motriz na campanha 46664 em colaboração com a Fundação Nelson Mandela. Brian também é patrono de diversas instituições de caridade, incluindo The Mercury Phoenix Trust e The British Bone Marrow Donor Association.

Save Me
Além disso, é um dos maiores protetores da vida animal do mundo e é criador do grupo Save Me, que busca salvar e tratar bem todos os animais.

Christine: A primeira mulher de Brian/ Anita Dobson: A atual companheira de Brian
Brian casou-se em 1976 com Christine Mullen, o casal tem três filhos (Jimmy -15 de Junho de 1978, Louise – 22 de Maio de 1981 e Emily Ruth -17 de Fevereiro de 1987), mas passou por uma difícil separação em 1988. Desde então, Brian tem como companheira a atriz Anita Dobson.

Doutor Brian May
Em dezembro de 2005, Brian May foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico, na classe de Commander (CBE), pela rainha Elizabeth II da Inglaterra. May recebeu a distinção em cerimônia realizada no palácio de Buckingham. Na ocasião, a rainha relembrou a interpretação do hino nacional britânico pelo músico no topo do palácio em 2002, nas comemorações do jubileu de ouro da monarca. E 2006, Brian publicou um livro chamado Bang! – The Complete History of the Universe onde foi co-autor com Patrick Moore e Chris Lintott. Finalmente, após 30 anos do início de Tese de Doutorado em Astrofísica, Brian, a concluiu em outubro de 2007, tendo a intitulado de A Survey of Radial Velocities in the Zodiacal Dust Cloud (Uma Pesquisa por Velocidades Radiais na Nuvem Zodiacal de Poeira), tornando-se o primeiro guitarrista a alcançar um título de Ph.D. Brian também mantém o seu interesse em astronomia – sendo um contribuinte regular à ‘Sir Patrick Moore’s Sky at Night’ e atualmente lançou um livro sobre TR Williams, um fotógrafo estéreo proeminente da década de 1850. Brian também pode ser tratado como Dr. May, desde que foi atribuído um grau honorário de Doutorem Ciências pela Universidade de Hertfordshire.

Queen + Paul Rodgers
Em 2004, ele juntou-se a Paul Rodgers para a cerimônia do UK Rock& Roll Hall of Fame, com Roger na bateria. Os três sentiram que havia uma química real entre eles e decidiram se unir e assim surgiu o Queen + Paul Rodgers, que entre 2005 e 2009, fez muitas turnês e shows pelo mundo e lançaram dois álbuns ao vivo e um álbum de estúdio, com musicas inéditas até então.

Brian e Adam Lambert
Em 2009, Brian e Roger conheceram e ficaram impressionados com o talento de Adam Lambert no American Idol. Em 2011, durante o MTV EMA Awards, onde o Queen ganhou o prêmio de ícone global, os três juntaram forças e agora em 2012, o Queen + Adam Lambert está pronto para uma turnê européia.

Brian May
Brian May continua sendo o porta-voz oficial do Queen e seu passado, presente e futuro. Brian gosta de interagir com seus fãs, que podem contatá-lo e desfrutar de atualizações em seu trabalho e pensamentos através de sua soapbox.

Um comentário:

  1. Brian May além de ser um dos melhores guitarristas de todos os tempos, ao lado de Hendrix, Clapton e Jimmy Page, é P.h.d em astrofísica. O homem é inteligente demais. Aliás, os quatro integrantes do Queen souberam conciliar a música com a vida acadêmica. Freddie era formado em design gráfico, tanto que criou o logotipo da banda e foi o responsável pela criação de capa de alguns albuns da banda. John é formado em eletrônica e construiu um amplificador que era usado por Brian nos shows da banda e Roger depois de um tempo estudando odontologia, mudou de faculdade e se formou em biologia. :)

    ResponderExcluir