sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jazz (1978)


Com o empresário John Reid divido entre Queen e Elton John, a banda decidiu se separar dele, tendo que pagar uma gorda soma e 15% de royalties perpétuos sobre os primeiros seis álbuns. Contrataram então o advogado Jim Beach para cuidar dos negócios e após recomendação de John Deacon mudaram de contador também.

Com a longa turnê de News Of The World para trás, a banda levou o verão de 1978 para trabalhar no álbum seguinte. Não haveria maneira de igualar o sucesso de We Are The Champions, por isso foi decidido explorar territórios ainda mais musicais, muitos que não tinham sido previamente experimentados. A moda passageira do punk rock parecia ter se dissipado no momento em que as sessões começaram em julho. O Queen decidiu escolher gravar o que quisessem gravar. Assim, surgiu o álbum Jazz.

Devido a enorme riqueza da banda, eles estavam sujeitos a tributação extrema. Sendo assim, foram aconselhados a passar o ano fora da Inglaterra, para fugirem dos impostos ingleses. Assim, Jazz, o sétimo álbum de estúdio da banda, tornou-se o primeiro a não ser totalmente gravado na Inglaterra (as sessões de gravação do álbum foram localizados nos Estúdios Super Bear, em Nice, França e no Mountain, em Montreux, Suíça), embora ele certamente não teria sido o último. Enquanto atmosferas novas estavam sendo exploradas, um rosto familiar foi trazido de volta: após uma ausência de dois álbuns, Roy Thomas Baker, mais uma vez tornou-se o co-produtor do Queen. Com Mike Stone – seu engenheiro predileto – indisponível, o Queen refez amizade com Roy, em especial Freddie Mercury.

Intitulado de Jazz, o álbum, surpreendente tem muito pouco de jazz, se for o caso, apenas Dreamer's Ball é o que mais chega perto disso, soando muito mais parecida com um “boozy New Orleans blues shuffle”. Entretanto, a banda continuou firme com suas raízes no rock (Fat Bottomed Girls, If You Can't Beat Them, Let Me Entertain You, Dead On Time, e Don 't Stop Me Now) e nas baladas (Jealousy, In Only Seven Days, e Leaving Home Ain't Easy). Enquanto isso experimentou outros gêneros diversos, incluindo o funk (Fun It), superproduções típicas da banda (Bicycle Race), um trabalhoso hard rock (More Of That Jazz) e a árabe e misteriosa Mustapha, música de abertura do álbum que deve ter vindo como um choque para qualquer fã do Queen, com Freddie gritando incompreensivelmente em árabe.

Jazz foi lançado em novembro de 1978 com a capa inspirada em uma grafite pintada no Muro de Berlim, vista por Roger Taylor em 1978. A grafite foi adaptada para o projeto geométrico da capa do álbum.  O álbum alcançou a segunda posição no Reino Unido e a sexta nos EUA. O primeiro single, Fat Bottomed Girls / Bicycle Race (o primeiro single lado-A duplo desde de Killer Queen / Flick Of The Wrist, em 1974), teve uma campanha de marketing em que 65 mulheres nuas, montadas em bicicletas alugadas da Halford’s Cycles, encenavam uma corrida ao redor do Wimbledon Stadium. Tudo isso para promover o compacto. Imagens de vídeo do dia da foto foram usadas como vídeo promocional de Bicycle Race, enquanto a foto foi transformada em um pôster-bônus da primeira prensagem do álbum. Isto causou grande polêmica. O vídeo promocional foi banido ou editado em diversos lugares e o pôster foi tirado da segunda prensagem.
   
O segundo single do álbum, Don’t Stop Me Now, foi muito bem sucedido, atingindo a nona posição no Reino Unido (ao contrário do primeiro single, que atingiu a de número 11), entretanto, nos EUA os resultados foram frustrantes. O terceiro single, Jealousy, não alcançou as paradas.

O Queen fazia o sucesso parecer fácil, um estado de graça natural. Mas na época de Jazz, a alegria havia dissipado.

NINGUÉM USOU SINTETIZADORES

Informações

Nome: Jazz
Lançamento: Novembro de 1978
Gravação:  Julho-Outubro nos Estúdios Super Bear e Mountain
Duração: 44:41
Produtores: Queen e Roy Thomas Baker
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, França, Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Turquia, Brasil, Argentina, Peru, Chile, Uruguai, Venezuela, Canadá, Israel, Índia, Coréia do Sul, Taiwan, Rússia, Cingapura, Malásia, Hong Kong e, possivelmente, Nova Zelândia. O lançamento Turco foi renomeado como "Bicycle Race".

Singles: Fat Bottomed Girls / Bicycle Race [Single Lado-A duplo] (1978), Don’t Stop Me Now [B-Side: In Only Seven Days] (1979), Jealousy [B-Side: Fun It] (1979), Mustapha [B-Side: Dead On Time] (1979)

Faixas

Vinil


    Lado 1:
  1. Mustapha
  2. Fat Bottomed Girls
  3. Jealousy
  4. Bicycle Race
  5. If You Can't Beat Them
  6. Let Me Entertain You 

•    Lado 2:
  1. Dead On Time
  2. In Only Seven Days
  3. Dreamer's Ball
  4. Fun It
  5. Leaving Home Ain't Easy
  6. Don't Stop Me Now
  7. More Of That Jazz 

CD Hollywood Records 1991

1.    Mustapha
2.    Fat Bottomed Girls
3.    Jealousy
4.    Bicycle Race
5.    If You Can't Beat Them
6.    Let Me Entertain You
7.    Dead On Time
8.    In Only Seven Days
9.    Dreamers Ball
10.  Fun It
11.  Leaving Home Ain't Easy
12.  Don't Stop Me Now
13.  More Of That Jazz
14.  Fat Bottomed Girls (remix)
15.  Bicycle Race (remix)

CD Universal Records 2011 (Queen: 40 Anos)
•    Disco 1:
  1. Mustapha
  2. Fat Bottomed Girls
  3. Jealousy
  4. Bicycle Race
  5. If You Can't Beat Them
  6. Let Me Entertain You
  7. Dead On Time
  8. In Only Seven Days
  9. Dreamer's Ball
  10. Fun It
  11. Leaving Home Ain't Easy
  12. Don't Stop Me Now
  13. More Of That Jazz
•    Disco 2 – Bonus EP:
  1. Fat Bottomed Girls (single version)
  2. Bicycle Race (Instrumental mix)
  3. Don't Stop Me Now (long-lost guitar mix)
  4. Let Me Entertain You (Live at Montreal Forum, November 1981)
  5. Dreamer's Ball (early acoustic take, August 1978)
•    iTunes – Vídeos bônus exclusivos
  1. Bicycle Race (promotional video)
  2. Fat Bottomed Girls (live version, Milton Keynes Bowl, June 1982)
  3. Let Me Entertain You (live version, Japan, April 1979)

Curiosidades

Reza a lenda que os produtores alugaram as bicicletas da Halfords, a maior loja de bicicletas do Reino Unido, para usá-las para promover Bicycle Race/Fat Bottomed Girls. Entretanto, quando foram devolvê-las, foram informados que teriam que pagar todos os selins, visto que todos haviam sido usados sem nenhum cuidado higiênico – ou seja, por mulheres sem calcinha.

Para propagandear o lançamento do álbum, o Queen ofereceu uma famosa festa de Halloween para a imprensa em New Orleans. A festa incluiu, segundo foi reportado pela revista Circus, “mestre de cerimônias circense, uma legião de strippers, dançarinas vulgares de bunda grande, encantadores de serpentes e drag queens”.

Há muitos rumores sobre a composição de Bicycle Race, um deles aponta que Mercury teria se inspirado ao observar o Tour de France que passou em frente a seu hotel em Nice.

Duas festas de aniversário interromperam as gravações. A de Taylor, 26 de julho, e a de Mercury, 5 de setembro.

As trovoadas ouvidas em Dead On Time são reais e foram gravadas por Brian May, que saiu na rua em meio a uma tempestade em Montreux de gravador em punho. Isso originou a nota no encarte: “Trovoada por cortesia de Deus”

Mustapha é uma das únicas das três músicas do Queen (as outros são Teo Torriatte, do álbum A Day At The Races e Las Palabras de Amor de Hot Space), no qual um verso inteiro ou refrão é cantado em um idioma diferente do Inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário