quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

The Game (1980)


Após a recepção relativamente fria para o álbum Jazz, a banda novamente se separou de Roy Thomas Baker, desta vez para sempre, e definiu a sua visão sobre um novo método de gravação. Era hora de gravar seu novo álbum: The Game. A banda arrumou um novo produtor e engenheiro, Reinhold Mack, conhecido apenas pelo sobrenome, que já havia trabalhado com ELO, no Estúdio Musicland em Munique, Alemanha. A decisão de gravar no exterior não tinha sido feita de ânimo leve: por causa de seus ganhos maciços, graças aos recordes de vendas em todo o mundo e às turnês, a banda tinha sido aconselhada a criar uma base temporária fora do Reino Unido, para fugir dos impostos. Apesar de terem comprado o Estúdio Mountain, em Montreux, eles não iriam torná-lo seu estúdio principal até metade da década de 1980, porque o tempo, a paz e a tranqüilidade que a Suíça lhes oferecia não eram favoráveis ao seu ambiente de trabalho, que fez a excitante Munique muito mais desejosa para a banda.

O Queen se reuniu em Munique no Musicland em junho de 1979, sem composições prontas para seu novo álbum The Game. Apesar de seu novo ambiente, a banda não estava tanta com pressa para começar a gravar novamente, e utilizavam as sessões iniciais como forma de testar os métodos de trabalho entre a banda e o novo produtor. E assim descontraídas foram as sessões, tanto que apenas quatro faixas utilizáveis foram criadas: Coming Soon (que havia sido iniciado durante as sessões de Jazz), Sail Away Sweet Sister, Save Me e Crazy Little Thing Called Love. Um “choque” instantâneo foi sentido, e Mack estava disposto a explorar métodos mais experimentais de gravação em oposição à abordagem mais testada e confiável de Roy Thomas Baker. No final das sessões de um mês de duração, a banda pediu a suspensão do processo, a fim de levar algum tempo fora e se preparar para uma próxima turnê pelo Reino Unido.

Durante os ensaios, duas das novas canções – Crazy Little Thing Called Love e Save Me - foram integradas ao repertório, e instantaneamente se tornaram favoritos de todas. Não foi nenhuma surpresa essas duas músicas terem sido lançadas como os dois próximos singles do Queen, em outubro de 1979 e janeiro de 1980, respectivamente.

As sessões de gravação recomeçaram em fevereiro de 1980 depois de uma consideral pausa para as festas de fim de ano e férias. A banda tinha mais idéias desta vez. Roger Taylor, uma vez, relatou que cerca de quarenta canções tinham sido apresentadas para o álbum - certamente o suficiente para um álbum duplo, uma vez que todo o material decente tinha sido separado do sub-par. No entanto, surpreendentemente, apenas dez músicas apareceram no álbum - a menor quantidade em qualquer novo lançamento desde A Day At The Races.

Um aspecto que os críticos foram rápidos em apontar foi que o álbum concentrava mais músicas ritmicamente carregadas em vez de longos épicos. Não havia nenhuma Bohemian Rhapsody ou The Prophet’s Song; a bateria e o baixo foram criados ainda na mistura, enquanto guitarras foram reduzidas à prestação de ritmo e um solo ocasional, eliminando assim as orquestrações de música famosas que fizeram o Queen nos 1970 tão atraente.

O grupo quebrou a regra “Sintetizadores, não!”. A própria banda não tinham certeza da mudança, mas o mundo da música estava evoluindo, e seria suicídio profissional não evoluir também. Sintetizadores foram usados livremente em várias músicas em todo o álbum: Play The Game, Rock It (Prime Jive), Sail Away Sweet Sister, Coming Soon e Save Me apresentara o instrumento e a maioria tem debatido o seu sucesso, com resultados variados. Além disso, mais mudanças: os fãs foram introduzidos à imagem surpreendente de Freddie com um farto bigode, que ele tinha deixado crescer conscientemente para esconder os seus dentes salientes.

De muitas formas, The Game foi um álbum de ruptura para o Queen. Além de ter quebrado a regra sobre os sintetizadores, a banda também deixou muito de seu gancho rock pesado para trás, em função do pop e acabou perdendo muitos de fãs e ganhos muitos outros novos. O estilo do álbum seria aumentado no próximo álbum da banda, Hot Space, e nos outros futuros discos do grupo.

Lançado em junho de 1980, apesar dos inconvenientes do álbum, este se tornou grande sucesso, alcançando a primeira posição tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos (o único álbum da banda a alcançar tal façanha nos EUA). O álbum foi o mais bem-sucedido do Queen em vendas internacionais. Os singles extraídos do álbum, também foram grandes sucessos: todos foram Top Vinte no Reino Unido, enquanto o álbum marcou dois hits de número 1 nos Estados Unidos – Crazy Little Thing Called Love e Another One Bites The Dust. Play The Game chegou à décima quarta posição no Reino Unido, mas só conseguiu uma decepcionante posição de número 42 nos EUA, enquanto Need Your Loving Tonight, lançada apenas nos EUA em vez do single Flash (do álbum/trilha sonora do mesmo ano: Flash Gordon) em novembro de 1980, atingiu dois lugares mais baixos de Play The Game nas paradas americanas.


Informações

Nome: The Game
Lançamento: Junho de 1980
Gravação: Junho – Julho de 1979 e Fevereiro – Maio de 1980 no Estúdio Musicland
Duração: 35:34
Produtores: Queen e Mack
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, França, Itália, Suécia, Portugal, Alemanha Oriental, Grécia, Iugoslávia, Israel, Brasil, Argentina, Chile, México, Venezuela, Canadá, Rússia, Índia, África do Sul, Coréia do Sul, Taiwan , Hong Kong e, possivelmente, Turquia e Marrocos. A versão da Coréia do Sul estranhamente incluiu You Take My Breath Away.

Singles: Crazy Little Thing Called Love [B-Side: We Will Rock You (fast live version)] (1979), Save Me [B-Side: Let Me Entertain You (Live)] (1980), Another One Bites The Dust [B-Side: Dragon Attack)] (1980), Play The Game [B-Side: A Human Body] (1980), Need Your Loving Tonight [B-Side: Rock It (Prime Jive)] (1980)


Faixas

Vinil

• Lado 1:

  1. Play The Game
  2. Dragon Attack
  3. Another One Bites The Dust
  4. Need Your Loving Tonight
  5. Crazy Little Thing Called Love
• Lado 2:
  1. Rock It (Prime Jive)
  2. Don't Try Suicide
  3. Sail Away Sweet Sister
  4. Coming Soon
  5. Save Me
CD Hollywood Records 1991

1. Play The Game
2. Dragon Attack
3. Another One Bites The Dust
4. Need Your Loving Tonight
5. Crazy Little Thing Called Love
6. Rock It (Prime Jive)
7. Don't Try Suicide
8. Sail Away Sweet Sister
9. Coming Soon
10. Save Me
11. Dragon Attack (remix)

CD Universal Records 2011 (Queen: 40 Anos)

• Disco 1:
  1. Play The Game
  2. Dragon Attack
  3. Another One Bites The Dust
  4. Need Your Loving Tonight
  5. Crazy Little Thing Called Love
  6. Rock It (Prime Jive)
  7. Don't Try Suicide
  8. Sail Away Sweet Sister
  9. Coming Soon
  10. Save Me
• Disco 2 – Bonus EP:
  1. Save Me (live at Montreal Forum, November 1981)
  2. A Human Body (non-album B-side, May 1980)
  3. Sail Away Sweet Sister (take1 with guide vocal, February 1980)
  4. It's A Beautiful Day (original spontaneous idea, April 1980)
  5. Dragon Attack (live at Milton Keynes Bowl, June 1982)
• iTunes – Vídeos bônus exclusivos:
  1. Dragon Attack (live on Morumbi Stadium, March 1981)
  2. Save Me (live version at Seibu Lions Stadium, November 1982)
  3. Crazy Little Thing Called Love (Saturday Night Live version, September 1982)
Curiosidades

A lenda diz que Crazy Little Thing Called Love surgiu de uma cantarolia de Freddie durante um banho em sua suíte. Ainda molhado, saiu correndo e pegou um violão. Parou tudo no Musicland para apresentar a canção.

Uma poderosa estação de rádio de black music, a WBLS de Nova York, começou a tocar Another One Bites The Dust. Quase ao mesmo tempo, a banda recebeu a visita de Michael Jackson e seus irmãos nos bastidores de um show. Michael disse a eles que a música era uma “faixa fantástica” e que eles deveriam lançá-la como single. Dito e feito, assim que lançada tornou-se grande sucesso e junto a We Are The Champions e We Will Rock You, se tornou um dos hinos esportivos do Queen.

O grupo acabou com sua regra contra o uso de sintetizadores.

A canção It’s A Beautiful Day, usada no álbum Made In Heaven, surgiu espontaneamente na cabeça de Freddie, que começou a tocá-la num piano no Musicland, durante as sessões.

Roger e Brian May confirmaram em entrevistas que durante as gravações houve brigas homéricas no estúdio entre eles. Mas tudo era resolvido “rapidamente”.

O álbum foi relançado em 2003 no formato DVD-AUDIO.

2 comentários: