domingo, 12 de fevereiro de 2012

Greatest Hits (1981)

Embora tecnicamente o ano de 1980 marcou o décimo aniversário do Queen, houve alguns fatores que contribuíram para adiar as celebrações: o primeiro, e mais importante, foi que, apesar de Freddie Mercury, Brian May e Roger Taylor terem realizado o seu primeiro concerto em conjunto, como o Queen, em julho de 1970, foi apenas em 1971 que John Deacon se juntou ao grupo, formando o Queen que conhecemos; o segundo, o fator mais prático, foi que a banda já havia lançado um álbum de estúdio (The Game) e uma trilha sonora (Flash Gordon) naquele ano, e lançar um terceiro LP era visto como a inundar o mercado com o produto.

Para um tempo para a temporada de férias, naturalmente, em novembro de 1981, foi lançada a compilação Greatest Hits, que registrava os maiores hits do Queen nas paradas desde Seven Seas Of Rhye até o início da década de 1980, com Flash (Alguns países chegaram a incluir Under Pressure, que havia sido lançada como single em 1981).

Uma das ressalvas da compilação era possuir apenas hit singles; se eles não aparecessem como o lado A de um single ou alcançassem o Top 30 das paradas britânicas, eles não tinha lugar no álbum. Obviamente, houve algumas concessões para as listas de faixas no exterior, mas para as prensagens do Reino Unido, essas regras foram seguidas, tanto nesta primeira compilação, quanto para seu seguimento, Greatest Hits II de 1991. A presença de We Will Rock You, que nunca foi um Lado A no Reino Unido até a colaboração da banda Five em 2000, é a única exceção à regra.

O álbum veio durante uma fase de transição na carreira do Queen: eles haviam acabado de lançar The Game, que foi um sucesso internacional e tinham acabado de realizar seus primeiros shows na América do Sul (Fevereiro / Março de 1981) e México (setembro 1981), o que ajudou de forma exponencial nas vendas para o álbum. Em 2006, foi relatados que o álbum já vendeu mais de 5,4 milhões de cópias só no Reino Unido (tornando-o álbum mais vendido daquele país de todos os tempos) e mais de 25 milhões em todo o mundo.



Para acompanhar o lançamento do álbum, foi lançado também Greatest Flix (VHS contendo os vídeos promocionais das músicas apresentadas no álbum) e Greatest Pix (livro de fotos). As capas de Greatest Hits, Greatest Flix e Greatest Pix mostram retratos tirados por lorde Snowdon, ex-marido da falecida princesa Margaret.

Desde então, a versão original Reino Unido foi sendo reeditado e relançado inúmeras vezes em todo o mundo no decorrer dos anos, deixando muitas saudades de um tempo de quando compilações do Queen não eram tão comuns e habituais.



Em 2004, para promover a produção de Las Vegas do musical We Will Rock You, a Hollywood Records lançou Greatest Hits: We Will Rock You Edition nos Estados Unidos, que continha as mesmas músicas do Greatest Hits do Reino Unido com três faixas bônus: I’m In Love With My Car, Under Pressure (Live) e Tie Your Mother Down (Live). Além disso, uma versão “Best Buy Bonus DVD” foi lançada, contendo vídeos das apresentações de Somebody To Love (Queen + George Michael) e The Show Must Go On (Queen + Elton John).

Em 2011, para celebrar o aniversário de 40 anos da banda, a Island Records relançou não só a discografia de estúdio da banda em versões remasterizadas, como também Greatest Hits I e II, em versões de luxo e digitalmente remasterizadas também. A capa da versão de 2011 contem ligeiras alterações em relação a original.

Informações

Nome: Greatest Hits
Lançamento: Novembro de 1981
Gravação: 1972 - 1981 em vários estúdios
Duração: 58:15
Produtores: Queen e com vários outros, como Roy Thomas Baker, John Anthony, Mike Stone e Mack.
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, Itália, França, Espanha, Portugal, Bulgária, Grécia, Hungria, Israel, Turquia, Polônia, Iugoslávia, Brasil, Argentina, México, Chile, Venezuela, Guatemala, Bolívia, Colômbia, Equador, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Filipinas, Coréia do Sul, África do Sul, Tailândia, Índia, Nepal, Indonésia, China, Zimbábue, Singapura, Malásia e Hong Kong. Muitos deles apresentam músicas diferentes em suas versões.

Faixas

Vinil (Reino Unido)


• Lado 1:
  1. Bohemian Rhapsody
  2. Another One Bites The Dust
  3. Killer Queen
  4. Fat Bottomed Girls
  5. Bicycle Race
  6. You're My Best Friend
  7. Don't Stop Me Now
  8. Save Me
• Lado 2:
  1. Crazy Little Thing Called Love
  2. Somebody To Love
  3. Now I'm Here
  4. Good Old-Fashioned Lover Boy
  5. Play The Game
  6. Flash
  7. Seven Seas Of Rhye
  8. We Will Rock You
  9. We Are The Champions

Vinil (Estados Unidos)

• Lado 1:
  1. Another One Bites The Dust
  2. Bohemian Rhapsody
  3. Crazy Little Thing Called Love
  4. Killer Queen
  5. Fat Bottomed Girls
  6. Bicycle Race
  7. Under Pressure
• Lado 2:
  1. We Will Rock You
  2. We Are The Champions
  3. Flash
  4. Somebody To Love
  5. You're My Best Friend
  6. Keep Yourself Alive
  7. Play The Game
CD We Will Rock You Edition 2004
  1. Bohemian Rhapsody
  2. Another One Bites The Dust
  3. Killer Queen
  4. Fat Bottomed Girls
  5. Bicycle Race
  6. You're My Best Friend
  7. Don't Stop Me Now
  8. Save Me
  9. Crazy Little Thing Called Love
  10. Somebody To Love
  11. Now I'm Here
  12. Good Old-Fashioned Lover Boy
  13. Play The Game
  14. Flash's Theme
  15. Seven Seas Of Rhye
  16. We Will Rock You
  17. We Are The Champions
  18. I'm In Love With My Car
  19. Under Pressure (live)
  20. Tie Your Mother Down (live)
Best Buy Bonus DVD
  1. Somebody To Love - Queen + George Michael - Freddie Mercury Tribute
  2. The Show Must Go On - Queen + Elton John - 1997 Paris Béjart Ballet
CD Universal Records 2011 (Queen 40Anos)

1. Bohemian Rhapsody
2. Another One Bites The Dust
3. Killer Queen
4. Fat Bottomed Girls
5. Bicycle Race
6. You're My Best Friend
7. Don't Stop Me Now
8. Save Me
9. Crazy Little Thing Called Love
10. Somebody To Love
11. Now I'm Here
12. Good Old-Fashioned Lover Boy
13. Play The Game
14. Flash's Theme
15. Seven Seas Of Rhye
16. We Will Rock You
17. We Are The Champions

Curiosidades

É o álbum mais vendido da história do Reino Unido

Inevitavelmente, várias gravadoras mudaram em todo o mundo a lista de faixas da compilações. Quando a Hollywood Records adquiriu o catálogo do Queen nos EUA em 1990, a banda não, devido a problemas com a Elektra, não lançou o Greatest Hits II nos EUA, e sim Classic Queen, uma espécie de “irmão gêmeo” americano do Greatest Hits II do Reino Unido, com sua própria lista de faixas, diferente da inglesa. Seis meses depois, lançaram um pacote atualizado do Greatest Hits, também intitulado Greatest Hits (devido a sua capa vermelha, foi apelidado pelos fãs de Red Greatest Hits), com, claro, alterações na lista de músicas.

Vendeu-se mais de 300 mil cópias nos primeiros quatro dias após o lançamento e entrou diretamente para as tabelas com platina.

Não havia lista de faixas ou capa universal para o Greatest Hits, e dependendo de cada território, as faixas foram alteradas em todo mundo pelas gravadoras. Confira uma lista de algumas das faixas internacionais:


Estados Unidos e Canadá

Adicionadas: Keep Yourself Alive, Under Pressure
Ficaram de fora: Seven Seas Of Rhye, Now I'm Here, Good Old Fashioned Loverboy, Don't Stop Me Now, Save Me

Australia e Nova Zelândia

Mesmas músicas das versões dos EUA e do Canadá, mas contendo Tie Your Mother Down

Japão

Adiciona: Teo Torriatte (Let Us Cling Together), Under Pressure
Ficaram de fora: Seven Seas Of Rhye, Now I'm Here, Bicycle Race

Alemanha (EMI 1C 088-78044)

Adiciona: Spread Your Wings

Alemanha, Alemanha, França, Espanha, Israel

Adiciona: Under Pressure

Brasil e Argentina:

Adiciona: Love Of My Life (live)
Ficaram de fora: Seven Seas Of Rhye, Now I'm Here

Venezuela:

Adiciona: Under Pressure
Ficaram de fora: Seven Seas Of Rhye, Now I'm Here, Good Old-Fashioned Lover Boy

Nenhum comentário:

Postar um comentário