Spike Edney: 'O Quinto Membro do Queen' |
O músico, tecladista e multi-instrumentista britânico Philip 'Spike' Edney nasceu em 11 de dezembro de 1951 em Portsmouth. Músico desde os anos 70, já tocou com várias bandas, principalmente com o Queen, onde a sua participação e muitas ligações com a banda, desde a partir de 1984, tem sido tão extensas que ele é chamado de o "quinto membro do Queen". Ele já trabalhou também com Ben E King, Edwin Starr, The Boomtown Rats, Dexy's Midnight Runners, Duran Duran, Bon Jovi, Eric Clapton, The Rolling Stones, Ian Hunter, Manic Street Preachers, Beautiful South, Gary Barlow, Peter Green, Joe Cocker, 10CC e muitos outros, mas foi com o Queen onde mais se destacou.
As conexões de Spike com o Queen começaram em 1984, quando ele apareceu na parte européia da turnê The Works, fornecendo guitarra e teclados adicionais. A partir de então ele apareceu em quase todos os shows até que o Queen parou de excursionar em 1986. Spike pode ser encontrado em lançamentos oficias da banda, como nas gravações em vídeo Live In Rio, Live In Budapest, Live At Wembley Stadium, bem como nos álbuns ao vivo Live Magic e Live At Wembley '86. Ele também apareceu no álbum de estúdio do Queen de 1986, A Kind Of Magic.
Em 1987, quando Roger Taylor decidiu formar um novo grupo para as suas energias individuais, Spike escolhido entre muitos candidatos e se tornou tecladista da banda The Cross, até o fim da mesma em 1992. Spike teve presença garantida no Freddie Mercury Tribute Concert, ocorrido em 1992 para celebrar a vida e legado de Freddie Mercury, que havia falecido em 1991.
Em 1994, Spike formou a SAS Band (Spike’s All Star Band), com Cozy Powell, Neil Murray, Jamie Moses e Chris Thompson, embora a banda tenha evoluído ao longo do tempo para incluir uma ampla gama de músicos. A SAS Band lançou seu primeiro álbum em 1997 e faz muitos shows, muitos de caridade, com uma grande variedade de vocalistas convidados, incluindo Paul Young, Leo Sayer, Arthur Brown, Tony Hadley, Roy Wood, Fish, Kiki Dee, Bob Geldof, Marti Pellow, Roger Taylor e Brian May.
Em 1997, Spike se apresentou com Queen e Elton John em Paris, naquele que foi o último show de John Deacon. Em 1998, ele voltou para a Brian May Band para uma extensa. Depois disso, Spike trabalhou com inúmeros outros artistas e outros concertos organizados pela SAS Band, incluindo um álbum ao vivo e vídeo chamado The Show, em 2000.
Spike continua trabalhando com o Queen em inúmeros projetos, incluindo o musical We Will Rock You em Londres e as turnês do Queen + Paul Rodgers entre 2005 e 2008, como tecladista em ambos. The Wizard, como foi chamado por Roger Taylor durante 2005 e 2006, se apresentou com o Queen em praticamente todos os shows desde 1984.
Nenhum comentário:
Postar um comentário