sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

News Of The World (1977)


Em 1977, o Queen desfrutava, com extravagância, riqueza e fama. Após a turnê de A Day At The Races, a banda voltou ao estúdio para gravar seu novo álbum: News Of The World, batizado com o nome de um jornal britânico sensacionalista.

Tendo recebido algumas críticas de que seu primeiro projeto totalmente autoproduzido, A Day At The Races, tinha sido um álbum “chato”, o Queen decidiu mudar seu foco musical para o mainstream, mas permanecendo como os produtores do próximo álbum. Neste período vários estilos musicais em choque estavam começando a ultrapassar as ondas e atenção de músicos em todo o mundo: punk, new wave e disco. Inteligentemente optando por explorar os dois primeiros gêneros, a banda começou a compor e gravar canções mais despojadas.

As sessões de gravação para News Of The World foram realizadas nos estúdios Basing Street e Wessex, e duraram apenas seis semanas (final de julho até meados de setembro). A banda era famosa por geralmente gastar grandes quantidades de tempo no estúdio esta redução severa no tempo pode ser ter tido como razão o compromisso que eles tinham em novembro daquele ano: uma turnê norte-american. Ou na verdade eles apenas queriam obter as músicas gravadas o mais rápido possível para manter um sentimento de espontaneidade.

Durante este período, Roger Taylor começou a escrever e gravar canções que ele sentiu que não se adequavam ao som do Queen. Quatro músicas -Sheer Heart Attack, Fight From The Inside, Turn On The TV, e uma versão de I Wanna Testify - foram escritas e tiveram demos no verão de 1977. Enquanto as duas primeiras músicas acabariam por serem utilizadas no novo álbum, as duas últimas se tornoram o Lado-B e o Lado-A, respectivamente, do primeiro single solo de Roger, lançado em agosto de 1977. Foi a primeira vez que um membro da banda lançou um single solo.

Os papéis musicais também foram “alterados” durante as gravações, com os rapazes assumindo instrumentos que eram normalmente tocados por outros membros.

O álbum foi precedido pelo single We Are The Champions, que tinha como vídeo promocional, uma apresentação para um público composto por membros do fã-clube oficial, especialmente convidados, filmada no London New Theatre em 06 de outubro.O single, que tinha como Lado-B We Will Rock You, foi um estrondoso sucesso, alcançando a segunda colocação no Reino Unido e a quarta posição nos EUA.

News Of The World não tinha as orquestras exigidas por Freddie Mercury. Taylor, que já havia comentado que harmonias podem ser “perigosas”, disse que a banda queria algo “cru e básico” e foi o que conseguiram.

Embora o novo álbum não tivesse a costumeira força e variedade dos anteriores, duas canções batiam com a descrição feita por Taylor: We Are The Champions e We Will Rock You. As duas músicas, consideradas “irmãs”, tornaram-se umas das músicas mais famosas do Queen, sendo tocadas a exaustão na mídia e acabaram sendo adotadas como hinos esportivos, principalmente We Are The Champions, usada constantemente no mundo esportivo após uma grande conquista.

NINGUÉM USOU SINTETIZADORES

Informações

Nome: News Of The World
Lançamento: Outubro de 1977
Gravação: Julho-Setembro de 1977 nos Estúdios Basing Street e Wessex
Duração: 39:30
Produtores: Queen, com auxílio de Mike Stone
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Holanda, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Suécia, Polônia, Brasil, Argentina, México, Venezuela, Chile, Canadá, Coréia do Sul, Taiwan, Rússia, Nova Zelândia, Singapura, Malásia e Hong Kong. Os lançamentos Argentinos e Sul-Coreanos omitiram Get Down Make Love.

Singles: We Are The Champions [B-Side: We Will Rock You] (1977), We Are The Champions/We Will Rock You [Single Lado-A duplo] (1977), Spread Your Wings [B-Side: Sheer Heart Attack] (1978), It’s Late [B-Side: Sheer Heart Attack] (1978).

Faixas

Vinil

• Lado 1:
  1. We Will Rock You
  2. We Are The Champions
  3. Sheer Heart Attack
  4. All Dead, All Dead
  5. Spread Your Wings
  6. Fight From The Inside 
• Lado 2:
  1. Get Down, Make Love
  2. Sleeping On The Sidewalk
  3. Who Needs You
  4. It's Late
  5. My Melancholy Blues
CD Hollywood Records 1991

1. We Will Rock You
2. We Are The Champions
3. Sheer Heart Attack
4. All Dead, All Dead
5. Spread Your Wings
6. Fight From The Inside
7. Get Down, Make Love
8. Sleeping On The Sidewalk
9. Who Needs You
10. It's Late
11. My Melancholy Blues
12. We Will Rock You (remix)

CD Universal Records 2011 (Queen: 40 Anos)

• Disco 1:
  1. We Will Rock You
  2. We Are The Champions
  3. Sheer Heart Attack
  4. All Dead, All Dead
  5. Spread Your Wings
  6. Fight From The Inside
  7. Get Down, Make Love
  8. Sleeping On The Sidewalk
  9. Who Needs You
  10. It's Late
  11. My Melancholy Blues
• Disco 2 – Bonus EP:
  1. Feelings, Feelings (Take 10, July 1977)
  2. Spread Your Wings (BBC version, October 1977)
  3. My Melancholy Blues (BBC version, October 1977)
  4. Sheer Heart Attack (Live at Paris, February 1979)
  5. We Will Rock You (Fast live version, Tokyo, November 1982) 
• iTunes – Vídeos bônus exclusivos:
  1. My Melancholy Blues (live version, The Summit, December 1977)
  2. Sheer Heart Attack (live version, Hammersmith Odeon, December 1979)
  3. We Will Rock You (Queen Rocks version)
Curiosidades

A ilustração da capa é uma variação, por Frank Kelly Freas, de sua própria arte para a capa de uma edição de 1953 da revista Astounding Science Fiction, localizada pelo fã de ficção cientifica Roger Taylor.

Mercury disse que compôs We Are The Champions pensando em futebol, em uma maneira para falar com as massas. Já Brian May escreveu We Will Rock You, bebendo da mesma fonte e teve como inspiração algo que ocorreu quando entre uma canção e outra no New Bingley Hall, em Stanford, em 29 de maio de 1977: A platéia começou a cantar You’ll Never Walk Alone, canção-símbolo do Liverpool FC, era como num jogo de futebol, mas em que as torcidas torcessem para um único time. Juntas no lado A de um compacto duplo, as duas canções fizeram bonito no mundo todo. Os vencedores de jogos e competições adotaram We Are The Champions como hino da vitória, assim como a batida de pé de We Will Rock You tornou-se presença garantida em estádios, escolas, rodas de conversas, etc.

A versão de Sleeping On The Sidewalk presente no álbum é a primeiríssima. De acordo com a banda, eles sequer sabiam que o gravador estava ligado, mas a interpretação “saiu bem”, e assim eles optaram por ela.

Sheer Heart Attack foi semi-acaba no mesmo momento do álbum de mesmo nome lançado em 1974.

Os clipes de We Will Rock You e Spread Your Wings foram filmados na recém-comprada nova casa de Roger, que estava coberta de neve.

All Dead, All Dead é sobre a morte do gato de Brian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário