O Queen estava formado: Freddie Mercury, John Deacon, Brian May e Roger Taylor. Entretanto, ainda presos aos estudos, os quatro ensaiavam e se apresentavam como podiam. Assim que os acadêmicos membros do Queen garantiam suas qualificações profissionais, e o rock ’n’ roll marcava passo.
Freddie e Brian tinham escritos várias músicas, e, após se apresentaram no circuito ao vivo por vários anos, a banda queria gravar algumas de suas próprias músicas profissionalmente. Entretanto, os estúdios não iriam gravar uma banda sem contrato com uma gravadora, e eles não podiam obter um contrato de gravação sem gravar algumas de suas canções.
No outono de 1971, eles conseguiram um horário de graça ao concordarem em testar o novo estúdio De Lane Lea. Armados com cinco composições - Liar, Great King Rat, Keep Yourself Alive, Jesus e The Night Comes Down - a banda gravou as músicas com o mínimo de barulho, e, de repente, eles tinham uma fita demo para enviar para as gravadoras. Um amigo levou a fita a todas as gravadoras. Todas disseram “não”. O grupo até chegou a estar em estado de conversações com a Chrysalis e Charisma. O Queen acabou recusando as ofertas “pequenas demais”. Então, algo aconteceu. O produtor John Anthony, que em 1969 tinha gravado algumas faixas com o Smile, visitou o Queen para falar com Brian e Roger e gostou tanto do trabalho dos rapazes que sugeriu ao colega Roy Thomas Baker, dos estúdios Trident, que fosse dar uma olhada no trabalho deles. Eles tocaram Keep Yourself Alive, Baker os considerou “frescos, comerciais, grandes” e os recomendou a seus chefes Norman e Barry Sheffield, que hesitaram, mas acabaram por fazer uma oferta que não lhes custava nada: disseram que o Queen poderia gravar nos estúdios deles à noite, no “tempo inativo”. Isso significava que a banda teria que esperar que Elton John ou David Bowie terminassem entre meia noite e 2 da manhã. O Queen gravava madrugada adentro, até que o primeiro cliente pagasse chegasse de manhã.
O arranjo de gravar apenas durante o tempo de inatividade durou de junho a novembro de 1972. As limitações impostas a eles, os levou a se concentrar em completar apenas uma faixa de cada vez, assim o Queen aprendeu muito sobre suas capacidades musicais.
Em 1972, o Queen tinha acumulado uma grande porção de material para lançar um álbum. Não que os rapazes estivem com falta de material, mas duas canções do Smile foram gravadas durante as sessões: Doing All Right, escrito por Brian e Tim Staffell, foi lançado na estréia, enquanto Polar Bear, escrita por Tim, não. Materiais adicionais que foram consideradas excedentes aos requisitos e assim deixadas de fora do álbum incluíam: The Mad Swine, as quatro vias de colaboração de Stone Cold Crazy, um medley rock 'n' roll que incluía Jailhouse Rock, um “blues workout” de See What A Fool I've Been, três músicas que seriam lançadas no próximo álbum (Ogre Battle, White Queen (As It Began), e Seven Seas Of Rhye), e uma das mais procuradas faixas inéditas da história do Queen, Hangman, que foi tocada ao vivo até 1975, mas nunca lançado em um álbum. Uma outra canção que vem causado muita discussão é Silver Salmon, aparentemente escrito por Tim Staffell e gravado durante essas sessões, embora alguns também aleguem que foi ela gravada durante as sessões de News Of The World.
Freddie e Brian estavam provando ser prolíficos compositores, por isso era apenas uma questão de selecionar o material mais representativo a ser lançado em seu álbum de estréia. O álbum foi concluído no início de 1973, altura em que a Trident arranjou um contrato do Queen com a gravadora EMI Records no Reino Unido e Elektra Records nos EUA O instinto da banda emergiu instantaneamente e eles desenharam a capa do álbum. O artista gráfico Mercury planejou o penacho do Queen. Ele e May trabalharam com o fotógrafo Doug Puddifoot em uma foto para a capa do LP e uma colagem de fotos informais par aa contracapa. Intitulado Queen (os títulos rejeitados incluem “Deary Me”, uma frase favorita do produtor Roy Thomas Baker, e “Fax Top, Pix, and Info”), o álbum foi lançado em julho de 1973. O primeiro compacto simples, Keep Yourself Alive, e o álbum de estréia, Queen, mal tiveram registro na mídia. Todos ficaram muito desapontados.
NINGUÉM USOU SINTETIZADORES
Informações
Nome: Queen
Lançamento: Julho de 1973
Gravação: Setembro de 1971 no Estúdio De Lane Lea, Londres e Janeiro de 1972 - Janeiro de 1973 no Estúdio Trident, Londres
Duração: 38:36
Produtores: Queen, Roy Thomas Baker e John Anthony
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, Itália, França, Suécia, Espanha, República Checa, Hungria, Polônia, Brasil, Argentina, México, Chile, Canadá, Nova Zelândia, Taiwan, Coréia do Sul, Rússia, Cingapura, Malásia, Hong Kong, Zimababué e, possivelmente, Venezuela.
Singles: Keep Yourself Alive [B-Side: Son And Daughter] (1973) e Liar [B-Side: Doing All Right] (1974)
Faixas
Vinil
• Lado 1:
- Keep Yourself Alive
- Doing All Right
- Great King Rat
- My Fairy King
- Liar
- The Night Comes Down
- Modern Times Rock'n'Roll
- Son And Daughter
- Jesus
- Seven Seas Of Rhye...
Cassete
• Lado 1:
- Keep Yourself Alive
- Doing All Right
- Liar
- Jesus
- Seven Seas Of Rhye...
- Great King Rat
- My Fairy King
- The Night Comes Down
- Modern Times Rock'n'Roll
- Son And Daughter
CD Hollywood Records (1991)
1. Keep Yourself Alive
2. Doing All Right
3. Great King Rat
4. My Fairy King
5. Liar
6. The Night Comes Down
7. Modern Times Rock'n'Roll
8. Son And Daughter
9. Jesus
10. Seven Seas Of Rhye...
11. Mad The Swine
12. Keep Yourself Alive (Long lost re-take)
13. Liar (Remix)
CD Universal Records 2011 (Queen: 40 Anos)
• Disco 1:
- Keep Yourself Alive
- Doing All Right
- Great King Rat
- My Fairy King
- Liar
- The Night Comes Down
- Modern Times Rock'n'Roll
- Son And Daughter
- Jesus
- Seven Seas Of Rhye...
- Keep Yourself Alive (De Lane Lea demo, December 1971)
- The Night Comes Down (De Lane Lea demo, December 1971)
- Great King Rat (De Lane Lea demo, December 1971)
- Jesus (De Lane Lea demo, December 1971)
- Liar (De Lane Lea demo, December 1971)
- Mad The Swine (June 1972)
- Son And Daughter (live at Hammersmith Odeon, December 1975)
- Liar (live at Rainbow Theatre, November 1974)
- Keep Yourself Alive (promotional video)
Curiosidades
A banda incluiu o comentário "Nada de sintetizadores" no encarte do álbum, já que alguns ouvintes haviam confundido o seus seguimentos multi-elaborados e processados por efeitos de guitarra e sons vocais como sintetizadores.
John Deacon foi creditado no encarte original do lançamento do vinil como "Deacon John", idéia de Mercury e Taylor, que acharam que isso podia torná-lo mais interessante. Como certa forma de “homenagem”, isto foi mantido no CD de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário