Depois de uma seqüência de apresentações no Uris Theatre em Nova York, em maio de 1974, Brian May começou a sentir uma sensação nova e estranha que nunca havia sentido antes. Infelizmente, não era clichê do rock 'n' roll, como a sensação que se tem quando se atinge um novo público com as músicas, era estágios inicias de hepatite. Tudo começou com uma apresentação única na Austrália, quando uma agulha de vacinação infectada provocou gangrena em seu braço esquerdo, com ameaça de amputação. Felizmente o tratamento foi eficaz. May, entretanto, sucumbiu à hepatite e a banda teve que cancelar o resto de sua turnê americana.
Em julho de 1974, quando o Queen começou a gravar seu terceiro álbum, Sheer Heart Attack (um LP não planejado, mas necessário para se manter na vista do público), em Rockfield no País de Gales, e em seguida no Trident, em Londres, uma úlcera no duodeno colocou May de novo fora de combate, que acabou tendo que ser operado. Conhecedor das ansiedades de May, que temia que a banda seguiria em frente sem ele, Freddie Mercury o visitava no hospital para reassegurar que ele acrescentaria as partes de guitarra mais tarde. Assim, um monte de lacunas foram deixadas até que Brian se recuperasse e as preenchesse com suas partes. Foi um esforço hercúleo que resultou em muito sucesso.
Como se Queen II não tivesse sido experimental o suficiente, a banda mudou para novos territórios com este novo álbum, deixando para trás os temas conceituais do antecessor, mas permitindo-se liberdade o suficiente para tentar coisas novas. Além do hard rock, a banda também explorou o glam rock (Tenement Funster), um heavy metal precoce (Stone Cold Crazy), music hall (Bring Back That Leroy Brown), rock de estádio (In The Lap of The Gods ... Revisited) e bubblegum pop (Killer Queen, Misfire). Duas baladas majestosas de Freddie e Brian, respectivamente: Lily Of The Valley e Dear Friends, também estavam presentes, como é esperado de qualquer álbum do Queen. Mais instrumentos também foram introduzidos: John Deacon tocou quase todas as guitarras em sua própria composição (Misfire), a maioria das guitarras acústicas em outras músicas (enquanto May estava se recuperando), e contrabaixo em Bring Back That Leroy Brown; Brian usou um banjo ukulele Bring Back That Leroy Brown, assim como martelou em um piano de Now I’m Here e Dear Friens; já Freddie tocou um órgão Hammond em Now I’m Here e piano em Killer Queen e Bring Back That Leroy Brown.
Com todos os toques finais colocados no álbum, bem como uma outra foto icônica de Mick Rock como capa, Sheer Heart Attack foi lançado para um público desavisado em novembro de 1974. O single Lado-A duplo Killer Queen / Flick Of The Wrist, acabou se saindo muito bem nas paradas britânicas, atingindo a posição a segunda colocação e ficando no top vinte por anos. Surpreendentemente, o single atingiu o número 12 nas paradas americanas, pavimentando o caminho para sucessos ainda mais, embora os EUA tenham pulado o single seguinte, Now I’m Here, que atingiu o respeitável número 11 no Reino Unido. Quanto ao álbum, Sheer Heart Attack alcançou o 2º lugar no Reino Unido e o 12º segundo nos EUA iniciando uma ascensão gradativa nos EUA.
Killer Queen se tornou o primeiro grande sucesso internacional do Queen. O Queen teve de se ajustar, depois de anos de frustrações, às tensões trazidas pelo sucesso.
NINGUÉM USOU SINTETIZADORES
Informações
Nome: Sheer Heart Attack
Lançamento: Março de 1974
Gravação: Julho-Setembro de 1974 nos Estúdios Trident, Wessex, Rockfield e Air
Duração: 38:58
Produtores: Queen e Roy Thomas Baker
Lançado em: Reino Unido, EUA, Japão, Alemanha, Holanda, França, Itália, Iugoslávia, Portugal, Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, México, Venezuela, Canadá, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Taiwan, Rússia, Índia, Cingapura, Malásia e Hong Kong.
Singles: Killer Queen/Flick Of The Wrist [Single Lado-A duplo] (1974) e Now I’m Here [B-Side: Lily Of The Valley (Single Edit)] (1975)
Faixas
Vinil
- Brighton Rock
- Killer Queen
- Tenement Funster
- Flick Of The Wrist
- Lily Of The Valley
- Now I'm Here
- In The Lap Of The Gods
- Stone Cold Crazy
- Dear Friends
- Misfire
- Bring Back That Leroy Brown
- She Makes Me (Stormtrooper In Stilettoes)
- In The Lap Of The Gods... Revisited
CD Hollywood Records 1991
1. Brighton Rock
2. Killer Queen
3. Tenement Funster
4. Flick Of The Wrist
5. Lily Of The Valley
6. Now I'm Here
7. In The Lap Of The Gods
8. Stone Cold Crazy
9. Dear Friends
10. Misfire
11. Bring Back That Leroy Brown
12. She Makes Me (Stormtrooper In Stilettoes)
13. In The Lap Of The Gods... Revisited
14. Stone Cold Crazy (remix)
CD Universal Records CD 2011 (Queen: 40 Anos)
• Disco 1:
- Brighton Rock
- Killer Queen
- Tenement Funster
- Flick Of The Wrist
- Lily Of The Valley
- Now I'm Here
- In The Lap Of The Gods
- Stone Cold Crazy
- Dear Friends
- Misfire
- Bring Back That Leroy Brown
- She Makes Me (Stormtrooper In Stilettoes)
- In The Lap Of The Gods... Revisited
- Now I'm Here (live at Hammersmith Odeon, December 1975)
- Flick Of The Wrist (BBC version, October 1974)
- Tenement Funster (BBC version, October 1974)
- Bring Back That Leroy Brown (a cappella mix)
- In The Lap Of The Gods... Revisited (live at Wembley Stadium, July 1986)
- Killer Queen (Top Of The Pops version 2, 1974)
- Stone Cold Crazy (live at Rainbow Theatre, November 1974)
- Now I'm Here (live at Montreal Forum, November 1981)
Curiosidades
Graças à menção ao produto na abertura de Killer Queen, a Moet et Chandon os enviaram tonéis de champanhes, e permanentes para Wimbledon e as corridas dos Grandes Prêmios.
A identidade da musa inspiradora de Killer Queen se tornou um motivo de curiosidade. Fã de Liza Minelli em Cabaret, Mercury deixou escapar: “É sobre uma garota de alta classe – é um daqueles números com chapéu coco e suspensórios pretos”. Já o estritamente heterossexual Eric Hall, promotor da EMI, reivindicava que o cantor compôs a canção para ele, depois que rejeitara amigavelmente uma “cantada” de Mercury no Holiday Inn, em Luxemburgo.
Tenement Funster, Flick of the Wrist e Lily of The Valley se interligam.
Stone Cold Crazy foi alegadamente escrita por Mercury enquanto estava no Wreckage, uma de suas bandas pré-Queen. Queen a tocou ao vivo desde de 1972, mas a música sofreu muitas mudanças musicalmente e liricamente antes de uma versão de estúdio ter sido gravado em 1974. Divertidamente o suficiente, ninguém pareceu se lembrar de quem escreveu as letras quando o álbum foi lançado, portanto, ela se tornou a primeira música creditada a todos os quatro membros do Queen.
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